As cirurgias plásticas e procedimentos estéticos têm sido cada vez mais procurados por homens e mulheres. A região dos olhos, por exemplo, é uma das mais requeridas, mas há sempre o receio: a cirurgia de blefaroplastia dói?
O medo da dor e dos possíveis riscos é um dos grandes empecilhos quando é decido realizar alguma cirurgia. Afinal, muitas delas são invasivas e, ainda, trazem um pós-operatório delicado e demorado. Mas será esse o caso da blefaroplastia?
Quem tem bolsas nas regiões dos olhos ou deseja realizar alguma mudança deve ficar atento a esse artigo.
Será que a cirurgia de blefaroplastia dói?
Antes de responder se cirurgia de blefaroplastia dói é interessante entender como esse pequeno procedimento é realizado, além de outras informações pertinentes.
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que se concentra na região dos olhos, com o objetivo de trabalhar as pálpebras inferiores e superiores. É possível eliminar as bolsas de gordura, amenizar rugas e linhas de expressão.
É ideal para quem busca melhorar o aspecto flácido do rosto que, inevitavelmente, começa a aparecer com o decorrer da idade.
O procedimento é mais requerido pelas mulheres acima dos 30 anos, no entanto, cada caso é um caso e pessoas mais jovens – assim como os homens – podem aproveitar dos benefícios proporcionados pela cirurgia.
A cirurgia não é complexa e sua duração é de 40 minutos à 1 hora e meia, pelo menos a grande maioria dos casos. O procedimento é feito com anestesia local e sedação, mas também pode ser aplicada anestesia geral (apesar de não ser tão comum).
O excesso de pele é removido cuidadosamente com um bisturi e, depois, os pontos são feitos. Sobre estes, podem ser absorvíveis ou não – ou até mesmo podem ser usados os adesivos cirúrgicos.
Mas, afinal, a cirurgia de blefaroplastia dói? Como o procedimento é realizado com anestesia, a proposta é que o paciente não sinta nenhuma dor ao realizá-lo.
O pós-operatório pode ser um pouco mais complicado. Aparecerão vermelhidões no rosto, principalmente na região dos olhos e inchaço. No entanto, os sintomas costumam se concentrar nos primeiros três dias e não trazem muita dor.
Cuidados pré e pós-operatórios
A cirurgia de blefaroplastia dói dependendo da percepção de dor de cada um. No entanto, apostar em um bom pré e pós-operatório reduzem drasticamente as chances dos incômodos.
- Recomendações pré-operatórias
O ideal é que o paciente fique em jejum por oito horas antes do procedimento, pois é necessário fazer um coagulograma e um exame de sangue.
Determinados remédios, que provavelmente serão indicados pelo médico responsável devem ser evitados. Evitar fumar, hidratar-se e alimentar-se bem também são boas dicas.
- Cuidados no pós-operatório
Assim como na maioria dos pós-operatórios, é altamente recomendado que o paciente pare de fumar por um mês, tome todas as medicações prescritas no tempo correto, repouse, não passe a mão na área da cirurgia quando esta estiver suja e limpar a região com água e sabão.
Quanto mais cuidadosos forem os pré e o pós-operatório, mais cedo os resultados irão aparecer. Estes, por sua vez, serão definitivos apenas depois de 6 meses a um ano, mas depois do segundo mês a estética já se mostra bem fiel ao que ficará.
A cirurgia de blefaroplastia dói em alguns pacientes, mas como amenizar?
Como dito anteriormente, a cirurgia de blefaroplastia dói dependendo da sensibilidade de cada um, mas que nada é para passar de grandes incômodos.
Para garantir o mínimo de desconforto e, também, bons resultados após a blefaroplastia, é fundamental que o procedimento seja realizado com um médico cirurgião profissional.
O Dr. Rummenning saberá responder outras questões além de se a cirurgia de blefaroplastia dói e também é possível marcar uma avaliação pelo site.